Conexão Automática Rede Wireless Linux Educacional

Estou disponibilizando um tutorial para conexão automática na rede wireless no Linux Educacional. Esse tutorial é muito útil quando trabalha no  laboratório de informática onde tem vários computadores que usam a rede wireless e precisa digitar a senha da rede toda vez que liga o computador.

Tutorial Wireless Automatico

Anúncios

Sobre marciocordeiro
Acadêmico de Bacharelado em Sistemas de Informação da Udesc.

13 Responses to Conexão Automática Rede Wireless Linux Educacional

  1. Tiago Hillebrandt says:

    Bacana o post! Legal a iniciativa em criar seu blog… ;P

    Abraços

  2. J. N says:

    Linux é uma porcaria de sistema cujo único propósito é enlouquecer quer se atreve a usá-lo ou é obrigado a tanto. Resumino, Linux é uma merda e o educacional é o pior de todos.

    • Senhor (a) J.N

      Linux é tão bom quanto windows, normalmente quem critica dessa maneira que você fez mal sabe ligar o computador e entrar no orkut.
      Concordo com a parte que o Linux Educacional é ruinzinho, limitado e desatualizado. Na minha opinião desenvolvedores do Linux Educacional deveriam criar aplicativos educacionais ao invés de trabalhar no SO.
      Sistema operacional para as escolas tem diversas distribuições maduras que poderiam ser usadas.

      Por quê usar linux? Leia no link a seguir algumas das diversas vantagens do uso do Linux.
      http://www.whylinuxisbetter.net/index_br.php

  3. victor says:

    Boa Tarde
    Me chamo Victor Hugo e sou o responsavel pelo dep. de TI da pref. de minha cidade.

    Estou com um problema aqui em minha cidade, a mesma foi contemplada com um laboratório de informatica doado pelo governo federal. os pcs vieram com o linux educacional instaldo, (metasys desktop minicom ver 1.3.o-26). o problema é que em minha cidade que fina localizada no interior de mato grosso, o programa de internet fornecido pelo governo não funciona, tecnicos vieram aqui instalaram tudo: pcs, rotiadores, etc… mas o tão sonhada internet nunca funcionou por aqui. Por nossa conta adquirimos um plano de internet banda larga da Oi, configurei a mesma em um roteador wirelles e disponibilizei-a para os pcs do programa. Sou completamente leigo em plataformas linux mas mesmo assim consegui fazer o pc conectar na rede wireless. Meu problemas é que o firefox instalado nas maquinas esta com as configurações de proxy travadas, acredito que as mesmas estejam de acondo com os equipamentos aqui instalados pelo governo. Precis desabilitar estas configurações de proxi para que o navegador consiga acessar a internet implantada por nossa conta em nossa biblioteca.

    Li o seu artigo sobre proxy aqui no blog, vi também as explicações de cada linha de comando fornecidas no post, devo adiantar-lhe que o que preciso e justamente o contrario.

    Victor hugo zago jr

    victorhzz@gmail.com

    grato a atenção

  4. Bom dia, VIctor.

    Desculpe a demora a responder, pode ser que já tenha resolvido o problema, mas vou deixar algumas opções que podem estar acontecendo.
    Não sei qual versão do Linux Educacional está usando, 3.0 ou 4.0, que a 4.0 sei que dependendo as configurações elas se perdem cada vez que reinicia o computador, não sei dizer exatamente quais são, pois não uso atualmente o LE 4 devido ao NTE de minha cidade não ter autorizado a trocar o sistema nos nossos laboratórios.

    Uma opção é usar esse tutorial (https://marciocordeiro.wordpress.com/2011/02/17/bloquear-proxy-e-pagina-inicial-no-firefox/) para acessar as configurações de bloqueio de página inicial e proxy do navegador firefox e apagar ou comentar as linhas que correspondem a configuração desejada.
    Caso não tenha esse arquivo abra o terminal(Konsole) e digite o comando: grep -r “lockPref(“network.proxy.share_proxy_settings”, true);” *
    Esse comando irá buscar arquivo que contenha a configuração que trava essas configurações, localizando esse arquivo comente usando o # antes das linhas que deseja retirar a configuração.

  5. paulo says:

    linux é muito bom, afinal, são feitos muitos servidores com SO linux não éh

  6. cleverton says:

    Estou com problemas pois na escola que leciono a rede ficou disponível para qualquer um, inclusive moradores. Como faço para acabar com isso?

    • Cleverton, provavelmente se todos tem acesso a navegação na rede a mesma foi configurada sem chave de segurança, isso é um grande perigo.
      Aconselho entrar nas configurações do roteador e e nas configurações da wireless configurar uma chave de segurança preferencialmente no formato WPA-2

  7. Ricardo Soares says:

    Olá Marcio, parabens pela iniciativa do tuto e tambem do blog.

    Marcio tentei o tuto conexão automatica wireless do le 3.0 q vc disponibilizou, mas não esta funcionando aqui. Tenho um laboratorio com 20 telas le3.0 e quase sempre as maquinas estão perdendo o wi-fi (alguns dias depois), obrigando-me a configura-las novamente (entrando com a senha WPA-2 etc..)
    Apesar de eu ter experiencia em S.O Microsoft, não tenho experiencia com linux.
    De qualquer forma acredito que não tenha feito nada de errado, até pq o seu tutorial está muito bem explicado, inclusive com imagens.
    O que ocorre, quando eu edito o interfaces o conteudo que eu tenho nele por default é:
    ##########################
    auto lo
    iface lo inet loopback
    address 127.0.0.1
    netmask 255.0.0.0
    ##########################

    Apaguei esse conteudo e inseri o codigo que vc colocou no tutorial com as respectivas alterações no SSID e Senha. Uma observação no codigo é que eu reparei que o ssid não tem o separador “:” e a senha sim. É normal? De qualquer forma eu testei com e sem os “:” do ssid e ficou na mesma.

    Então coloco lá.

    ##########################
    #The loopback network interface
    auto lo
    iface lo inet loopback
    address 127.0.0.1
    netmask 255.0.0.0
    #The primary network interface
    allow-hotplug eth0
    iface eth0 inet dhcp
    iface wlan0 inet dhcp
    wireless-essid “nomedarede”(sem as aspas)
    wireless-key s: “senha da rede”(sem as aspas)
    auto wlan0
    ##########################

    Bom como resultado, depois do codigo, o icone wireless que aparecia proximo ao relogio do sistema(parte inferior direita), este não aparece mais. E o wi-fi não funciona.
    Quando eu volto com o codigo default o icone do wireless volta aparecer proximo ao relogio, permitindo que eu faça a configuração manual novamente. Configuro, a rede funciona e depois de uns 2 dias perde a configuração (aparece o icone do wireless com um X vermelho) e eu tenho que fazer a configuração novamente.

    Tem alguma ideia do que pode ser isso?

    Eliminando as possibilidades:

    O Router não é, pq eu tenho 3 maquinas Windows (2 xp e 1 seven pro) nesta rede que nunca perderam a configuração.

    O firmware do Router tb está atualizado.

    Desde já agradeço Marcio!

  8. Boa tarde Ricardo,
    Obrigado por visitar o blog.

    Respondendo a suas dúvidas, não sei se conseguirei lhe ajudar muito no momento, quando fiz esse tutorial estava utilizando a senha da wireless com a criptografia WEP, e se não estou enganado pra configuração de criptografia WPA não funciona com essa configuração apresentada no tutorial (nunca testei). Sugiro tentar buscar no oráculo (Google) pra ver se encontra algo relacionado a isso. No momento não estou utilizando wireless no laboratório que uso, então fica difícil testar pra te ajudar.
    Quanto ao separador no nome de rede e senha também não sei te responder, pois desta maneira estava funcional e acabei nem me preocupando sobre esse detalhe.
    Quando configura o arquivo interfaces manualmente o ícone de rede que aparece é uma imagem de computador(padrão do sistema), sendo cabeada ou wireless.
    Finalizando, acredito que o problema mesmo possa ser relacionado a criptografia da chave da rede.

  9. cezar says:

    bom, eu como professor de informática sou obrigado a usar o LE, mas como pessoa normal não utilizo pois ainda está longe de ter as funcionalidades e facilidades do Windows, e muito comando perco muito tempo, mas penso que os desenvolvedores do Ubuntu que parecido com o xp, poderiam melhorar essas condições de instalar programas criar coisas etc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: